quarta-feira, 16 de julho de 2014

Investimentos privados devem alcançar R$ 400 bilhões

Os desembolsos privados em investimentos de infraestrutura chegarão a R$ 404,2 bilhões, entre 2014 e 2017, segundo levantamento apresentado, nesta quarta-feira (16), pelo secretário de Acompanhamento Econômico, Pablo Fonseca. 

A projeção inclui projetos já licitados ou em fase avançada de licitação e foi feita sobre empreendimentos nas áreas de transporte, eletricidade, telecomunicações e mobilidade urbana. 

Para Fonseca, os investimentos em infraestrutura estão em trajetória ascendente, principalmente na área de transporte. Em sua apresentação a empresários chineses, durante o seminário empresarial 40 Anos de Parceria Brasil-China, ele informou que esses projetos de infraestrutura são financiados tanto pela via tradicional, por meio de bancos públicos e privados, quanto pelo mercado de capitais. 

O secretário explicou que a modalidade de investimentos em parceria com o setor privado abre mais oportunidades, devido à participação direta e às formas de financiamento. “Além disso, essa modalidade, tradicional no Brasil, tem mais vantagens econômicas, pois possibilita melhor compartilhamento de riscos, eficiência na construção e na operação, e retornos melhores”, frisou. 

Pablo ainda apontou os projetos nas áreas de água e saneamento, nas esferas estaduais e municipais, como setores de boas oportunidades de investimentos privados e “que ainda são pouco explorados no Brasil.” (Fonte: ORM News)

Nenhum comentário:

Postar um comentário