Mais de mil crianças e adolescentes já sofreram abuso ou violência sexual no Pará só este ano. O Estado registra oito novos casos todos os dias. Os números foram divulgados na manhã desta quinta-feira (26), em Belém, durante coletiva de imprensa com os números da violência contra crianças e adolescentes, elaborado pelo projeto Pro Paz Integrado, do Governo do Estado. Uma parceria entre o projeto e uma operadora de telefonia celular foi firmado para incentivar a população a denunciar os crimes.
'Nosso maior desafio é a prevenção. Os projetos nas escolas, como o Pro Paz Cidadania e Presença Viva, estão ajudando a identificar um número significativo de casos de violência contra crianças e adolescentes', explicou Isabela Jatene, representante da Universidade Federal do Pará no comitê gestor do Pro Paz. Ainda segundo Isabela, o projeto está trabalhando na prevenção nas escolas por meio do treinamento de professores. 'Estamos finalizando o processo de elaboração para capacitar professores no combate aos casos porque os números assustam bastante, mas precisamos investigá-los', ressaltou.
Durante a divulgação dos números, a integrante do comitê gestor disse ainda que a maioria dos casos acontece no ambiente familiar. Segundo as estatísticas, só este ano, mais de mil casos já foram registrados, a maioria contra crianças e adolescentes do sexo feminino, entre 12 e 14 anos. Isso representa 80,5% do total de casos. Mais da metade (51%) estão na faixa etária de 0 a 11 anos. O casos no sexo masculino somam 19,5%. 'Para fortalecer mais esses atendimentos, mais sete unidades do Pro Paz devem ser implantadas até 2013', explicou Isabela. (Portal ORM)
Nenhum comentário:
Postar um comentário