domingo, 3 de junho de 2012

Quadrilhas prometem esquentar período da quadra junina

É dado o ponta pé para o mês das festividades juninas com tradicionais comidas típicas, concursos de quadrilha e desfiles de bois-bumbás. As apresentações culturais são importantes para quem gosta e faz parte de um grupo de dança junina. Prefeitura de Belém, Estado e Serviço Social do Comércio (Sesc) realizam alguns dos principais concursos e programações do período. O festival do Sesc é o primeiro da lista para os 'quadrilheiros', que acontece de 7 a 10 de junho. Estão inscritas para o concurso 24 quadrilhas. 'É o termômetro para quem participa desse concurso. É o primeiro da quadra junina. Existe até lista de espera, porque as vagas para participar são limitadas e a procura é grande', afirma a Ana Laura Cruz, assistente técnica de cultura do Sesc.

Segundo a coordenadora do festival, são esperados mais de 1.500 pessoas em cada dia do festival. 'Cada quadrilha traz a torcida. As apresentações são 7, 8 e 9, sendo oito por dia. Cada grupo tenta ver com a apresentação, se os ensaios e a dedicação deram certos', comenta Ana Laura, acrescentando que a entrada para comerciários e dependentes é gratuita e para usuários a taxa é R$ 5. 'Mas nem esse valor afasta as pessoas do festival. A cada ano o público presente aumenta', afirma.

A Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), também realizará o concurso de quadrilha. O evento será realizado entre os dias 15 de junho e 1º de julho. O local definido inicialmente será a Praça Waldermar Henrique. 'Mas vamos ter uma reunião na segunda-feira (amanhã) para confirmar esse espaço. Inicialmente está definida a praça, mas existe a intenção de realizar o concurso no Portal da Amazônia', explicou Lídia Albuquerque, diretora do Departamento de Ação Cultural da Fumbel.

Este ano vão disputar o concurso do 'Arraial de Belém' 72 quadrilhas adultas, 35 mirins e 61 adultas de outros municípios. A programação da Fumbel ainda inclui a apresentação de 30 bois-bumbás, 12 pássaros juninos, duas quadrilhas cômicas e duas quadrilhas da melhor idade. A programação da prefeitura ainda realizará o concurso de Miss Melhor Idade e Miss Caipira Gay. (Portal ORM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário