quarta-feira, 6 de junho de 2012

Pará continua na lista dos Estados que mais desmataram

Dados consolidados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgados ontem apresentam um panorama geral positivo de queda no desmatamento na Amazônia e no Pará. Porém, os registros mantiveram o Estado como responsável por quase 50% de toda área desmatada na região amazônica. O mapeamento e o cálculo da taxa na Amazônia Legal para o período de agosto de 2010 a julho de 2011 foi realizado pelo Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal (Prodes).

O resultado final, obtido pela análise de 213 imagens de satélite, apresentou o valor de 6.418 km² desmatados na região. Só no Pará, no mesmo período, foram pouco mais de três mil km² a menos de floresta amazônica. No entanto, o valor de 6,4 mil km² devastados representa a menor taxa de desmatamento registrada na Amazônia Legal desde que o Inpe começou a realizar o monitoramento, em 1988. 'É um dado muito importante, é a menor taxa de desmatamento de toda a história', disse a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira durante o anúncio dos dados feito na cerimônia em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, no Palácio do Planalto.

O Prodes computa como desmatamento as áreas maiores que 6,25 hectares onde ocorreu remoção completa da cobertura florestal, chamado de corte raso. Em relação a 2010, quando outro levantamento foi divulgado, o Prodes identificou uma queda de 8%, quando foram medidos 7.000 km2 de desmatamento. De acordo com o levantamento, o Pará lidera com folga a lista de desmatadores. O Estado teve 3.008 km² devastados, enquanto que o Mato Grosso, segundo colocado, teve 1.120km². Na terceira posição vem Rondônia, com 865 km² a menos de florestas. (Portal ORM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário