terça-feira, 12 de junho de 2012

Alunorte tem 6 mil ações por danos ambientais em Barcarena

Um transbordo ocorrido em 2009 na refinaria de alumina da Alunorte resultou em uma série de novas ações num juizado de pequenas ações de Barcarena (PA). Água com lama vermelha, resíduo do processo de refino de bauxita, transbordou dos canais de drenagem ao redor de um depósito. As ações, num total aproximado de 6 mil, foram protocoladas no Juizado Especial Cível em Barcarena.

O transbordamento do depósito de lama vermelha da Alunorte ocorreu durante uma chuva forte e prolongada em abril de 2009. No período mais intenso da chuva, a precipitação foi de 105 milímetros no decorrer de uma hora e meia. Essa precipitação intensa fez com que a água com lama vermelha que havia no depósito fosse levada para o rio Murucupi. Em 2010, Alunorte foi multada em aproximadamente R$ 20 milhões, mas recorreu.

A Alunorte e outras instituições fizeram repetidos testes de qualidade da água do rio Murucupi, assim como no rio Pará, que é muito mais extenso, e os testes demonstram que o transbordamento não teve qualquer impacto relevante na água e na vida ribeirinha em geral.

A empresa Hydro Brasil, que é sócia majoritária da refinaria desde 2011, explica em seu site, que ainda desconhece os detalhes dos novos casos. A assessoria jurídica da empresa diz que tem conhecimento de que as ações foram protocoladas no Juizado de Barcarena. ‘De maneira extra-oficial, o juizado nos informou que, por conta do período de recesso, poderá levar ainda várias semanas até que sejamos notificados em todas as ações’, diz o responsável pelos negócios da Bauxita & Alumina, o vice-presidente executivo Johnny Undeli.

O vice-presidente completa afirmando que a empresa está levando a sério as ações. ‘Entretanto, achamos difícil que os autores dessas ações tenham algum sucesso em suas reclamações, se relacionadas ao incidente de 2009’, diz Undeli. (Portal ORM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário