sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Lewandowski assume hoje comando do STF

O Supremo Tribunal Federal retoma nesta sexta-feira (1º) seus trabalhos, após o recesso de julho, sem o ministro Joaquim Barbosa, que presidia a Corte desde novembro de 2012. O decreto de aposentadoria dele, assinado pela presidente Dilma Rousseff, foi publicado ontem. Com a aposentadoria, o tribunal será presidido pelo ministro Ricardo Lewandowski, que era vice de Barbosa e seu maior desafeto.
 
A eleição formalizando a escolha de Lewandowski deverá ocorrer na sessão de hoje. O mandato de presidente do STF é de dois anos. A tradição é que o comando da Corte passe para o ministro mais antigo que ainda não ocupou o cargo — no caso, Lewandowski. O segundo mais antigo assume a vice-presidência, papel que caberá à ministra Cármen Lúcia. Lewandowski também passará a comandar o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Foto: STF
Na pauta de julgamento de hoje, há muitos recursos pendentes de análise obstruindo a pauta do tribunal. Com o fim do recesso, caberá ao relator do mensalão, ministro Luís Roberto Barroso, julgar o pedido do ex-presidente do PT José Genoino de progressão do regime semiaberto para o aberto. A Vara de Execuções Penais já atestou que ele já cumpriu os requisitos para ter direito à progressão do regime. (Fonte: ORM News)

Nenhum comentário:

Postar um comentário