quinta-feira, 24 de abril de 2014

Paraenses vão cursar Medicina na Rússia

Medicina sempre foi o grande sonho da estudante de 18 anos Jade Albarado Bezerra, que decidiu cursar a profissão na Universidade Estatal de Kursk, na Rússia. “Desde criança eu olhava os machucados dos meus colegas e ficava com vontade de ir acudi-los, fazer um curativo. Minha tia é médica, então eu sempre ficava observando o trabalho dela, e assim me encantei pela profissão”, conta Jade.

A aluna, natural de Belém, viaja no próximo dia 28 para a Rússia na companhia do também belenense Yohan Farias Capela Ferreira, 18. 

Entre os motivos que levaram os paraenses a estudarem na Rússia estão a relação custo-benefício de ensino, bem abaixo dos padrões do Brasil, e a oportunidade de ter acesso a um dos melhores sistemas educacionais de medicina, com turmas de, no máximo, 12 alunos. “Através das pesquisas via internet eu consegui notar uma grande diferença entre o Brasil e a Rússia. Lá o ensino é bem puxado, com provas orais e escritas todos os dias. Sem contar que vou ter um diploma que vai valer para a União Europeia”, afirma a estudante. 

Ao se formar, os alunos terão a chance de atuar no programa do governo “Mais Médicos”, que seleciona profissionais para atuar em cidades carentes do Brasil – dos 11 alunos formados na Rússia, todos conseguiram vaga no programa, sendo que dois desses estudantes passaram no Revalida, sistema de revalidação de diplomas médicos, em sua primeira tentativa. 

Junto com Jade e Yohan também embarcam para o país mais 28 estudantes de medicina e quatro de relações internacionais, todos brasileiros. Antes de iniciarem a graduação, os alunos passarão por um período de nove meses estudando o idioma russo. (FONTE: DOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário