sábado, 22 de março de 2014

Reportagem “totalmente desonesta” de Veja sobre Dirceu continua a provocar repulsa

Uma semana depois de publicada, ainda provoca indignação e perplexidade pelo nível a que desceu, a “reportagem” – e capa – publicada pela revista Veja na edição passada sobre “a vida na cadeia” do ex-ministro José Dirceu. “A matéria sobre as supostas regalias do líder petista no presídio da Papuda é totalmente desonesta”, fulmina o jornalista Altamiro Borges ao analisar a “reporcagem” – como ele a chama – em seu blog.

A “reportagem”, mostra Altamiro “não apresenta qualquer prova concreta, está baseada em “fontes anônimas” e comete várias ilegalidades. Com os objetivos de manter o ex-ministro preso de forma ilegal – já que a pena imposta no midiático julgamento do STF foi de regime semiaberto e ele permanece detido em regime fechado – e de desgastar as forças de apoio ao governo Dilma Rousseff num ano de sucessão presidencial, a revista Veja cometeu mais um dos seus crimes.”

O jornalista recorre ao episódio do Reino Unido em que executivos e jornalistas do magnata da mídia, Rupert Murdoch, foram julgados, condenados e levados à cadeia pelos crimes de invasão de privacidade, escutas ilegais e suborno de autoridades para alimentar as páginas sensacionalistas do tabloide “News of the World” (fechado na esteira do escândalo) para mostrar que, no Brasil, Veja continua a cometer seus crimes porque sabe que não será processada.

“Como nos casos anteriores, ela sabe que ficará impune e que contará com o silêncio acovardado de muitos – principalmente no parlamento – que temem o poder corrosivo da mídia”, reforça Altamiro Borges ao destacar o destemor de Veja ao publicar estas barbaridades na forma de reportagens, por saber-se protegida pelo manto da impunidade mesmo diante dos crimes que comete.

“Como demonstra o texto – prossegue Altamiro -, a edição da Veja é mentirosa, leviana e criminosa. As ilegalidades são tantas que até um jornalista como Alberto Dines, que não pode ser acusado de petista ou esquerdista, escreveu no Observatório da Imprensa um artigo detonando a revista. Para ele, a matéria da edição desta semana “não é reportagem, é pura cascata: altas doses de rancor combinadas a igual quantidade de velhacaria em oito páginas artificialmente esticadas e marombadas. As duas únicas fotos de Dirceu (na capa e na abertura), feitas certamente com uma microcâmera, não comprovam regalia alguma”.
(Blog do Zé Dirceu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário