segunda-feira, 24 de março de 2014

Dados positivos desmontam pessimismo econômico

“Desempenho da economia surpreende no início do ano.” Essa é a manchete do Valor Econômico hoje. A matéria traz para o debate econômico dados muito relevantes, embora precisemos frisar que a surpresa ficou mesmo com quem prega sistematicamente o pessimismo. Aqui, esta equipe do blog já vinha alertando para a falsidade desse discurso pessimista.

Mas vamos ao que diz a reportagem. Indicadores de renda, emprego, produção industrial, vendas do varejo e movimentação de carga, entre outros, garantiram um bom desempenho econômico no primeiro bimestre, afastando risco de queda no PIB entre janeiro e março.

O jornal avalia que está havendo uma recuperação modesta, apesar de ter superado as expectativas de analistas.

E um dado bem importante: o aumento da renda foi maior que o do mesmo período de 2013. O rendimento médio real de janeiro foi 3,6% superior ao do igual período de 2013 – o terceiro mês consecutivo de ganho acima de 3% na comparação anual. E a criação de empregos com carteira assinada é 77% maior. As vendas do varejo foram maiores também.

Economistas consultados pelo Valor também projetam um março menos animador por causa dos indicadores fracos de confiança, do aperto monetário e da crise argentina. Mas vale lembrar: esses mesmo analistas esperavam um começo de ano bem menos otimista do que a realidade mostrou. Então, é melhor pensar duas vezes antes de sair por aí pregando essas projeções. (Blog do Zé Diceu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário