segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

IBGE oferta 233 vagas temporárias no Pará

A Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística segue com inscrições abertas para o processo seletivo simplificado que visa o preenchimento de 7.825 vagas de níveis médio e superior, sendo 5% para candidatos com deficiência.

Com oportunidades distribuídas em todos os Estados brasileiros além do Distrito Federal, o contrato terá duração de 12 meses, prorrogáveis pelo mesmo período. Do total, 7.600 vagas são para a função de agente de pesquisas e mapeamento (nível médio), que foram espalhadas por todo o país. No Pará, são 233 chances. A remuneração será de R$ 1.020 para jornadas de trabalho de 40 horas semanais.

Para a cidade do Rio de Janeiro foram abertas ainda 180 oportunidades para agente de pesquisas por telefone; 27 chances para analista censitário de geoprocessamento e 18 para supervisor de pesquisas. Além do salário, os profissionais receberão auxílio-alimentação, no valor de R$ 373, vale transporte, férias e 13° salário.

O trabalho do agente de pesquisas e mapeamento será visitar domicílios e estabelecimentos para a coleta de dados para as pesquisas de natureza estatística; realizar entrevistas; dar suporte à realização dos levantamentos geográficos; coletar feições cartográficas e nomes geográficos; converter para o meio digital as informações dos formulários; participar de treinamentos ministrados por técnicos do IBGE; e elaborar relatórios.

As funções do agente de pesquisas por telefone são coletar informações via telefone e realizar a coleta utilizando roteiros e scripts planejados, assistidos por sistema computacional, visando captar e dirimir dúvidas quanto aos dados fornecidos.

Entre as atribuições do analista censitário de geoprocessamento estão executar tarefas voltadas à implementação de sistemas computacionais, que permitam a coleta de informações espaciais; o armazenamento de informações espaciais; apoiar o desenvolvimento metodológico para identificação e classificação de áreas urbanas; realizar modelagens de dados; automatizar a divulgação de informações geoespaciais via web; projetar, implementar e manter redes de comunicação de dados geoespaciais; além de ministrar treinamento técnico-operacional nas ferramentas de geoprocessamento. O profissional deverá ter domínio em ferramentas Esri ou Intergraph/Geomedia.

O supervisor de pesquisas será responsável por auxiliar no planejamento e execução dos trabalhos de definição metodológica da pesquisa; realizar pesquisa piloto; ministrar treinamentos e distribuir as tarefas para os agentes de pesquisas por telefone; acompanhar e relatar à coordenação da pesquisa o desempenho dos agentes de pesquisas por telefone; auxiliar a coordenação na crítica de agregados e na análise e divulgação de resultados; levantar, organizar, sistematizar e avaliar informações; elaborar relatórios, gráficos e tabelas; analisar dados quantitativamente e qualitativamente; e desenvolver eventualmente atividades de campo. Este profissional poderá atuar nas áreas de estatística, administração, geral ou tecnologia de informação e comunicação. (Fonte: DOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário