segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

“Coragem” é o que melhor define o caráter de Dilma, diz Lula

Em artigo no portal do jornal espanhol ‘El País’, o ex-presidente Lula avalia que 2014 “será o ano do reconhecimento da seriedade e da competência desta mulher brasileira de tanta coragem”, a presidenta Dilma Rousseff, candidata à reeleição no ano que começa daqui a dois dias. no ano que vem. O artigo integra uma fotorreportagem especial com 11 líderes ibero-americanos “que deixaram sua marca no ano” de 2013.

A 1ª personalidade retratada é o papa Francisco, seguido pelas presidentas Dilma e a eleita no Chile, Michelle Bachelet. No artigo sob o título “Dilma Rousseff, o poder da coragem”, o ex-presidente cita a luta de sua sucessora “para transformar o Brasil”, referindo-se ao período em que ela foi presa durante a ditadura militar. Destaca, também, o enfrentamento “com êxito” dos protestos de junho e “a espionagem dos Estados Unidos, que ela mesma sofreu”.

“Se tivesse que escolher uma palavra que definisse o caráter da presidente, essa seria coragem. Esta companheira lutou desde muito jovem para transformar o Brasil, para melhorar as condições de vida das pessoas mais humildes”, acentuou o ex-presidente. “Foi perseguida, presa e torturada durante a ditadura, mas nunca abandonou seus ideais”.

No artigo o ex-presidente Lula alinha, também, números e feitos da presidenta Dilma pelo país. “Durante o meu governo, ela reorganizou o setor de energia levando a eletricidade a três milhões de casas nas zonas rurais. Dirigiu o maior programa de infraestrutura de nosso período (PAC), que garantiu o crescimento econômico com uma grande inclusão social.”

O ex-presidente destacou, ainda, o fato de no governo Dilma o País ter resgatado 36 milhões de pessoas da miséria absoluta e a queda na taxa de desemprego para 5,2%. “2014 será um grande ano para o Brasil, e não só por causa da organização da Copa do Mundo de futebol. O país colherá os frutos que a presidente Dilma semeou: a exploração do petróleo na camada do Pré-Sal; as concessões dos aeroportos, da rede ferroviária e dos portos; os grandes investimentos em educação, saúde e saneamento”, conclui o ex-presidente.
(Blog do Zé Dirceu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário