Na sexta-feira, dia 26, em frente à Secretaria de Administração do governo paraense, acontecia um protesto dos servidores do DETRAN. Enquanto isso, a secretária Alice Viana mantinha uma reunião com uma comissão do sindicato dos servidores e alguns profissionais de imprensa esperavam na portaria da SEAD autorização para entrar no prédio e cobrir a reunião.
Depois de uma hora de espera, apareceu uma funcionária, porta-voz da chefia da comunicação da Secretaria, para autorizar a entrada dos jornalistas. Só que com uma orientação totalmente inusitada: apenas poderia subir a equipe do jornal O Liberal.
Estupefação geral entre os profissionais de imprensa com a posição da secretária Alice Viana. Não houve argumentos e apelos ao bom senso que chegassem para evitar tamanha truculência. A censura se manteve. Será que o governo Jatene só reconhece o grupo ORM como imprensa no Pará? Será que vamos ter que recorrer à Justiça para que vigore a liberdade de imprensa, um elementar direito em qualquer regime democrático? As restrições ao trabalho da imprensa, medida tão ao gosto da ditadura, voltam ao Pará pelas mãos dos tucanos? (Alice Renildo Viana Castro)
Nenhum comentário:
Postar um comentário