terça-feira, 26 de março de 2013

Brasileiro é mais progressista do que a Igreja Católica

Ao contrário do que anuncia certa direita, o brasileiro – católico ou não – é progressista e já vive no século XXI. Pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo no fim de semana mostra que a maioria é a favor do divórcio (58%), do fim do celibato (56%), da ordenação de mulheres (58%), do uso da camisinha (83%)e da pílula do dia seguinte (61%).

Em relação à descriminalização do aborto e ao chamado casamento gay, a maioria é contra (54% e 57%, respectivamente), mas temos um terço dos brasileiros favoráveis. Segundo a pesquisa, 37% são favoráveis à mudança de posição da Igreja em relação ao aborto, e 30% à união de homossexuais.

A questão é que, apesar do amplo apoio ao novo papa (74% de aprovação), nada indica que Sua Santidade seja favorável ao que a maioria dos brasileiros e católicos quer para a Igreja.

Na pesquisa, faltou a pergunta sobre a democratização da Igreja e a gestão de seus bens, mas ficou clara a posição da maioria sobre a pedofilia: a Santa Sé continua leniente e omissa, quando não cúmplice. Segundo o Datafolha, 69% dos pesquisados acreditam que a igreja não pune ou pune de forma muito branda os padres acusados de pedofilia. (Blog do Zé Dirceu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário