quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Lula se reúne com Dilma e acertam articulação para 2014

O ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff tiveram uma longa reunião, nesta terça-feira à tarde, para combinar os pontos que seriam discutidos por ela depois, em um jantar no Palácio da Alvorada, com as cúpulas de PMDB e PT. Para não parecer que esteva tirando a autoridade de Dilma no comando das articulações políticas para sua reeleição em 2014, Lula desistiu de comparecer ao jantar. Mas acertou com ela, antes, as bases para a ratificação do acordo de parceria com o PMDB, com vistas às próximas eleições presidenciais, como fizera logo depois do pleito de 2006. O encontro a sós com Lula também foi no Alvorada e tomou toda tarde da agenda da presidente, por mais de três horas.

O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT) — que teve audiência com a presidente de manhã no Palácio do Planalto, mas não participaria do jantar — minimizou os efeitos da disputa entre os aliados nas eleições deste ano na aliança nacional: 
— Vou defender sempre que a gente consiga manter esse grupo de aliados unido até 2014. É o esforço que faço na Bahia. Creio que é o esforço que o PT, ela (Dilma), o PSB, que têm compromisso com o projeto, também fazem. O PSB é um partido importante e histórico na nossa aliança. 

Para Wagner, alimentar e federalizar as disputas entre os aliados só interessa à oposição: 
— As oposições se alegram com isso. À oposição interessa transportar os estresses para o nível nacional. Eu acho que está na hora de discutir a relação com todo mundo. Pode ter tido algum estresse com o PMDB, com o PCdoB. Teve estresse com o PMDB na Bahia, que apoiou um candidato que faz oposição ao projeto que participa nacionalmente. Cria um estresse? Cria. Transborda para a relação nacional? Não. (Fonte: O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário