O Pará não conseguiu superar as metas na educação propostas pelo Ministério da Educação para 2011 nos dois ciclos do ensino fundamental (de 1º ao 5º ano e do 6º ao 9º ano). Apesar de ter crescido de 3,4 para 3,7, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ficou abaixo da meta de 3,8 pontos. O Ideb da região Norte é de 3,8 pontos. O mais alto na região foi do Amazonas: 3,8. O Brasil conseguiu superar as metas. Os dados foram divulgados ontem, 14, pelo MEC.
Os índices do Pará ficaram bem abaixo do ideal e da média nacional em todas as séries avaliadas. A avaliação do estado para os anos iniciais do ensino fundamental teve pontuação de 4,2, a mesma da região norte, mas inferior ao índice nacional, 5.
Com relação aos anos finais do ensino médio, o Pará conseguiu média 3,7 em 2011, um décimo abaixo da média dos estados da região norte (3,8) e quatro décimos a menos do que a média nacional (4,1). Já os números do ensino médio tiveram uma retração: dos 3,1 alcançados em 2009 para 2,8 em 2011 - número quatro décimos abaixo da média da região norte, que é de 3,2 em 2011, e quase um ponto abaixo da pontuação média do país, que é de 3,7.
Nos anos finais do ensino fundamental, considerando todas as redes de ensino (pública e privada), sete estados não alcançaram a meta projetada para 2011: Amapá, Espírito Santo, Pará, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e Sergipe. Considerando apenas a rede pública, seis estados ficaram abaixo da meta: Alagoas, Amapá, Pará, Rio Grande do Sul, Roraima e Sergipe.
Para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) a meta é chegar a 6 pontos. Para alunos dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) é de 5,5 pontos e para o ensino médio é de 5,2 pontos. A escala vai de 0 a 10. O objetivo estabelecido pelo MEC quando criou este índice, em 2007, foi que todas as séries atinjam níveis educacionais de países desenvolvidos até a divulgação final do índice em 2022. Para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) a meta é chegar a 6 pontos. (DOL)
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