O mês de agosto continuará marcado pelas chuvas irregulares e pelo clima mais quente. A primeira quinzena do mês ficou dentro do previsto e deve permanecer assim, de acordo com o meteorologista Antônio Sousa, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente. Não há previsão de um clima mais ameno para os próximos três meses, pelo menos. 'As altas temperaturas devem prosseguir até o mês de novembro', informou.
A média histórica do mês de agosto é de um índice pluviométrico de 126 milímetros (mm), de acordo com José Raimundo Abreu, coordenador do 2º Distrito de Meteorologia do Instituto Nacional de Meteorologia. 'O esperado é que fechemos agosto um pouco abaixo dessa média', afirmou. Até ontem, com seis dias de ocorrência de chuva, a primeira quinzena já registrou 53.7 mm.
Segundo dados do 2º Disme, o dia mais quente enfrentado pela população paraense neste mês foi o dia 6, com 34.3ºC, enquanto a menor temperatura registrada durante o dia foi 31.7ºC, em 9 de agosto. Até o fim do mês, a temperatura média deve ficar em 33ºC, das 12h às 14h.
A situação no sul do Pará é diferente. Registrando temperaturas entre 36ºC e 39ºC, a umidade relativa do ar está abaixo de 30% em algumas cidades como Conceição do Araguaia e São Félix do Xingu. O índice exige atenção pois pode causar mal estar e até mesmo potencializar queimadas na região. 'O sul do Pará, de forma geral, apresenta o seu período mais seco e nessa região é normal que ocorram vários dias, e até mesmo um mês inteiro, dependendo da localidade, sem registro de chuvas', afirmou Antônio Sousa.
(Fonte: O Liberal)
Nenhum comentário:
Postar um comentário