quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Funcionalismo: saudamos acordos e o fim da greve

O governo anunciou na terça (28) que 30 das 35 categorias de servidores públicos em greve aceitaram a proposta de reajuste salarial médio de 15.8% (fatiado em três parcelas de 5% em 2013, 2014 e 2015). O balanço ainda era parcial mas já suficiente para trazer um alívio às tensões vividas nos últimos dias.

O secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, disse que 90% dos funcionários voltam ao trabalho nos próximos dias. Mas ele ressaltou também que novos acordos serão fechados hoje. Na sexta-feira o governo tem que enviar para o Congresso a proposta orçamentária de 2013. As categorias cujos acordos não forem assinados até hoje ficarão sem aumento e só voltarão à mesa de negociação no ano que vem, para o orçamento de 2014.

Temos que saudar o fim da greve dos funcionários, o diálogo e as negociações, os avanços conquistados pelos trabalhadores e a disposição do governo de negociar sem abrir mão de seus limites diante de uma conjuntura mundial que obriga-o a ser extremamente cuidadoso. 

Mas a greve não encerra a urgência de uma reestruturação dos planos de cargos e carreiras em várias categorias, dando continuidade à reforma do Estado iniciada com o ex-presidente Lula. (Blog do Zé Dirceu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário