quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Evento visa prevenir os escalpelamentos

O III Seminário Estadual de Prevenção aos Acidentes de Motor com Escalpelamento no Transporte Fluvial é realizado em Belém até hoje pela Secretaria de Estado de Saúde Pública e Secretaria de Estado de Assistência Social. O evento foi organizado em conjunto com a Comissão Estadual de Erradicação dos Acidentes de Motor com Escalpelamento e vai discutir a prevenção, fiscalização, atendimento e os avanços na medicina. A intenção é ampliar as parcerias, fortalecer as políticas e capacitar os profissionais da área. 

Somente esse ano, foram registrados nove casos de escalpelamento. De acordo com a coordenadora estadual de Educação, Saúde e Mobilização Social, Socorro Silva, os números abrem o alerta para o fortalecimento do trabalho. “Temos que chamar atenção para os municípios e trabalhar juntamente com eles. Temos 52 municípios com registros de escalpelamento. A partir de outubro, faremos encontros nesses municípios para intensificar as orientações”, revela. 

Natália Mendes, de 13 anos, sofreu o acidente há dois meses. “Eu estava indo para a escola no rio Jauruçu, perto de Altamira. Fui me abaixar para tirar água do barco e quando eu vi meu cabelo já estava sendo puxado”, falou, admitindo a dificuldade que tem em lembrar da cena. Para Janielma Soares, 17 anos, o acidente não está tão recente. “Foi há cinco anos. Meu tio foi o único que soube ajudar. Ele tinha participado de um seminário em Breves. Por isso acho importante ter essas orientações”, considera. (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário