Dando continuidade à campanha nacional Pela Liberdade de Expressão, a CUT-PA realizará um debate nesta quinta-feira, 2 de agosto, às 18h, no auditório do Sindicato dos Urbanitários (localizado na Avenida Duque de Caxias, 1234, entre Lomas Valentinas e Enéas Pinheiro, no bairro do Marco). A atividade acontece em parceria com Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC).
Na pauta estão temas que envolvem profissionais de comunicação, alunos, professores, gestores de instituições públicas, empresários do segmento privado e representantes da sociedade civil. A ideia é retomar a organização do FNDC, agregando o movimento sindical, popular e de militantes e ativistas que lutam pela liberdade de expressão e por uma imprensa efetivamente democrática aqui em nosso Estado.
Os participantes discutirão temas como: marco regulatório; banda larga; marco civil da internet; conselho de comunicação social; Lei da tv por assinatura; Conselho Curador da EBC e retomada da organização do Fórum Estadual pela Democratização da Comunicação. O debatedor convidado será Orlando Guilhon, professor, radialista, membro do FNDC e representante da Associação de Rádios Públicas do Brasil.
Estudo do FNDC, denominado Donos da Mídia, revela que o Brasil tem aproximadamente 10 mil veículos de comunicação, dos quais quatro grandes grupos nacionais controlam diferentes mídias, estabelecendo oligopólios na área da comunicação que disseminam e universalizam as informações – quase que um pensamento único -, sem que haja, na maior parte dos casos, o devido contraponto e o direito ao contraditório para que o leitor possa formar a sua própria opinião sobre os fatos. (Blog do Bordalo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário