O Conselho do Agronegócio do Pará vai discutir a desoneração da produção de calcário no Estado com o objetivo de baratear e tornar mais acessível aos produtores rurais e difundir o uso desse insumo. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, também vai lançar o Programa de Modernização e Melhoramento Genético da Pecuária Paraense durante a Feira Agropecuária de Paragominas, nesta sexta-feira (17).
A desoneração do calcário será discutida durante a reunião da Câmara Setorial de Grãos do Consagro, que será coordenada pelo secretário de Estado Agricultura, Hildegardo Nunes. Além da desoneração, também será proposta a criação de linhas de financiamentos de máquinas e equipamentos para moer calcário. “O que nós pretendemos é diminuir o preço e aumentar o uso do calcário como forma de tornar mais eficiente e rentáveis a agricultura e a pecuária paraenses”, explicou o secretário. O produto é usado para corrigir a acidez ou a alcalinidade do solo, o chamado PH do solo.
Quanto ao o Programa de Modernização e Melhoramento Genético da Pecuária Paraense, o secretário explica que o objetivo “é elevar o padrão genético para aumentar a produtividade do rebanho paraense”. O programa será lançado durante a reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Pecuária de Corte do Consagro-PA e tem a parceria da Federação da Agricultura do Estado do Pará, Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas e associações de criadores de zebus e bubalinos.
Para os pequenos e médios produtores “o enfoque será a pecuária leiteira para ampliarmos a produção de leite do Estado”, afirma Hildegardo. Ele explicou que por meio de parcerias com o Banco da Amazônia e Banco do Brasil, serão disponibilizadas linhas de crédito para o financiamento de matrizes de alto padrão apra os produtores. (Portal ORM)
Nenhum comentário:
Postar um comentário