quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Abaetetuba concentra 11 dos 35 casos de doença de chagas

Abaetetuba, nordeste do Estado, registrou, ontem, o segundo surto da doença de chagas desde o início do ano. Dos 35 casos diagnosticados no Pará, onze são da cidade. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), a suspeita é que as ocorrências estejam relacionadas ao consumo de açaí, já que, das pessoas identificadas com a doença, três são da mesma família - um deles, batedor de açaí.

De acordo com a coordenadora estadual do Programa de Doença de Chagas do Estado, Elenild Góes, a vigilância sanitária e epidemiológica do município identificou os casos e acionou o Estado. Todas as pessoas infectadas estão recebendo tratamento no Hospital Universitário João de Barros Barreto. Segundo a Sespa, o Pará ainda é o Estado com o maior número de casos da doença no Brasil, com cerca de 80% dos registros do País. O Estado identificou, no ano passado, 141 casos. De janeiro a agosto de 2012, a Secretaria já somou 35 casos, deste total, uma pessoa de São Miguel do Guamá, nordeste do Pará, faleceu.

Além de registrar o maior número de casos da doença, o Pará também apresenta uma peculiaridade: a forma de transmissão acontece por via oral, diferente de outras localidades. Por este motivo, a suspeita recai sobre o consumo de açaí, principalmente, porque o aumento de registros coincide com a safra do fruto.

Elenild Goés explica que o trabalho de prevenção funciona em parceria com a Vigilância Sanitária dos municípios, que são as primeiras a identificar os casos. Depois de confirmado, é feita uma investigação para descobrir qual o foco de transmissão. (Fonte: O Liberal)

Um comentário:

  1. JÚLIO CÉZAR, AGORA, É HERÓI DA AVIAÇÃO
    HTTP://DIARIODOPARA.DIARIOONLINE.COM.BR/NOT.PHP?IDNOT=160563

    ResponderExcluir