Em todo o Estado mais de 5 mil vagas estão à espera de ‘concurseiros’. São exatas 5.373 oportunidades espalhadas de Belém à Porto de Moz, passando por Santarém, Ananindeua e Goianésia do Pará. Chances que ganharam força esta semana com a publicação do edital da Polícia Militar que, sozinho, oferece 2.180, postos para os 144 municípios paraenses.
Tantas vagas fazem a procurar por cursos preparatórios aumentar a cada novo edital. Mesmo com as férias batendo à porta, os locais multiplicam candidatos que lotam as aulas regulares, oficinas, maratonas e “aulões extras”. Na corrida pelo serviço público, garantem os especialistas, cada minuto faz a diferença.
Com experiência na preparação de candidatos há 20 anos, o professor João Francisco Libonati, diz a preparação para a conquista de uma vaga depende de dedicação individual e acompanhamento especializado. Para ele, procurar um cursinho preparatório é fundamental para alcançar o sucesso. “Tem candidato que estuda apenas em casa e passa no concurso, mas esses são minoria. O ideal é estudar em casa e no cursinho, contar com a experiência do professor que encurta o caminho e o faz perder menos tempo”, ensina Libonati.
As oportunidades para candidatos com nível superior, aumentam a cada dia. Para Libonati, essa será uma tendência na esfera pública. “A previsão é de que nos próximos cinco, seis anos as vagas se concentrem para candidatos com ensino superior. A exigência e os níveis das provas estão cada vez mais altos. Hoje, mesmo concursos que exigem nível médio, pede do candidato o conhecimento em disciplinas específicas como direito, por exemplo”, argumenta. (DOL)
Nenhum comentário:
Postar um comentário