domingo, 17 de junho de 2012

Voluntários limpam rios e mangues de Belém

Na manhã deste domingo (17), cerca de 200 pessoas percorreram mais de cinco quilômetros para ajudar na limpeza de rios e mangues da Região Metropolitana de Belém (PA). Os voluntários se dividiram em três equipes: “Água”, onde usaram embarcações, como caiaque, lancha, motonáutica e canoa; “Terra", que fez a limpeza continental e dos mangues; e “Anfíbio”, que recolheu os resíduos das margens.

O mutirão começou a limpeza pelos rios Ariri, Maguari, Benfica e Caraparu. A ação foi um ensaio geral para a 3ª edição do “Clean Up Day” que acontecerá em setembro. O objetivo é que até lá, mais de cinco toneladas de lixo sejam retiradas. Entre as sujeiras, muitas garrafas plásticas, sandálias e latinhas, mas o que chamou atenção mesmo foi um monitor de computador, um pedaço de sofá e outros aparelhos eletrônicos retirados das águas. Todo esse material foi encaminhado para o Projeto Seletiva, onde serão separados e reaproveitados por cooperativas que trabalham com reciclagem.

O dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (Clean Up Day) é realizado em mais de 120 países. Em Belém, é praticado desde 2010 e foi trazido pelo grupo Marenteza Canoagem. (DOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário