sexta-feira, 8 de junho de 2012

Sibá destaca Carta da Amazônia em Plenário

Falando pela Liderança da Bancada, o deputado Sibá destacou em Plenário, a Carta da Amazônia, documento redigido pelos governadores da Região e resultado de uma série de debates realizados durante o Fórum dos Governadores, encerrado no início deste mês de junho em Manaus. 

Englobando temas ambientais, sociais e econômicos, uma das principais reivindicações da “Carta” é solicitar à presidenta Dilma Rousseff a criação do Conselho do Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, que reuniria representantes da sociedade civil e agentes públicos, traduzindo-se numa espécie de regional do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, que atende a todos os Estados brasileiros. 

Os governadores dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Maranhão, Mato Grosso, Roraima, Rondônia e Tocantins, presentes no encontro, propuseram também a criação do PAC Florestal – Programa de Aceleração do Crescimento da Economia Florestal na Amazônia, com o objetivo de impulsionar o crescimento do setor florestal. 

“A Carta, em alguns de seus aspectos, vem de encontro ao que ando propondo e debatendo na Região Amazônica, que é a defesa do investimento em tecnologia, em pesquisa; entendo que a grande riqueza que a Amazônia tem para oferecer não é só aquela que fala dos recursos hídricos, dos minérios, dos solos férteis para a produção agropecuária, da madeira e assim por diante”, ressaltou Sibá, lembrando que a rica biodiversidade da Região é o seu maior patrimônio. “E é com ela e a partir dela que vamos estabelecer um novo parâmetro de desenvolvimento, pois o sistema de commodities não deixa riquezas, não traz melhorias de vida para a população local”, disse Sibá, destacando ainda que muitas de suas sugestões foram acatadas na Carta, a exemplo da implantação de um programa regional nos moldes do Ciência Sem Fronteira, para intercâmbios entre as instituições e centros de pesquisa locais com o restante do país. 

A Carta dos Governadores será dividida em Carta Brasil, direcionada à Presidenta Dilma, e Carta Mundo, para ser encaminhada aos chefes de Estado presentes à Conferência Rio+20. (PT/AC com Assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário