sábado, 9 de junho de 2012

Guerrilha do Araguaia: buscas pelos corpos serão retomadas

Serão retomadas nesta segunda-feira (11), as buscas por restos mortais de guerrilheiros mortos nos anos 70 durante os combates com militares na região da divisa entre o Pará e o atual estado do Tocantins. O Grupo de Trabalho Araguaia (GTA) está à frente das escavações. O GTA, reformulado em maio, é coordenado pelos ministérios da Defesa, da Justiça e pela Secretaria de Direitos Humanos (SDH).

O procurador da República Ivan Claudio Marx estará acompanhando os trabalhos. Desta vez, a expedição segue até o dia 20 de junho. As atividades serão acompanhadas por uma equipe técnica pericial, além de parentes dos mortos e desaparecidos da guerrilha.

O procurador da República de Uruguaiana (RS) já esteve na região em outubro de 2011, quando foi realizada outra etapa das buscas. Ainda no mês de outubro, os trabalhos de escavações chegaram a ser interrompidos devido ao início do período das chuvas. As escavações são realizadas desde 2009 a partir de decisão da Justiça Federal. Marx foi designado pela Procuradoria Geral da República para acompanhar as escavações.

As pessoas que tiverem informações que possam levar ao local onde teriam sido enterrados os guerrilheiros devem ligar para o Disque Direitos Humanos (Disque 100). As ligações são gratuitas e não há necessidade de identificação. (Portal ORM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário