quinta-feira, 21 de junho de 2012

Reunião de emergência sobre situação política no Paraguai

Presidentes dos países da Unasul fazem uma reunião de emergência na tarde desta quinta-feira (21) durante a Rio+20 para discutir a situação política no Paraguai, depois de o presidente Fernando Lugo ter sido forçado a desmentir sua renúncia após a abertura, no Congresso, de um processo de impeachment contra ele.

O anúncio da reunião foi feito pelo presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, que também preside o grupo diplomático. Será feito um pronunciamento oficial no fim do encontro, que iniciou por volta das 14h30 no pavilhão 5 do evento. "Defendemos os princípios democráticos e esta posição para nós é fixa, concreta e inegociável. É a posição que levaremos a qualquer reunião sobre qualquer situação: defenderemos as democracias, as vontades dos povos soberanos", afirmou Santos antes da reunião. Confirmaram presença, além do próprio Santos, os presidentes do Brasil, da Bolívia e do Equador.

A pressão política sobre Lugo cresceu nas últimas horas com a aprovação pela Câmara dos Deputados de um processo de impeachment sob o argumento de responsabilidade no confronto entre policiais e camponeses que deixou 17 mortos na última sexta-feira. Lugo teria ligado para presidentes do bloco e confirmado que não tem intenção de renunciar.

A Unasul é um organismo político formado por Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. (Portal ORM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário