segunda-feira, 18 de junho de 2012

PARTIDO SOCIALISTA CONSEGUE MAIORIA ABSOLUTA NO PARLAMENTO DA FRANÇA

O Partido Socialista, do novo presidente francês, François Hollande, venceu o segundo turno das eleições parlamentares neste domingo e conseguiu assentos o bastante para formar uma maioria absoluta, segundo as últimas estimativas. De acordo com os resultados preliminares, Hollande e seus aliados conseguiram mais de 320 das 577 cadeiras na Assembleia Nacional.

Se estes resultados forem confirmados, esta será a primeira vez na história da 5ª República, iniciada em 1958 com o general Charles de Gaulle, que a esquerda francesa acumulará, ao mesmo tempo, a presidência do país e controlará as duas câmaras do Parlamento. Antes da eleição à presidência do socialista François Hollande, em maio, a esquerda francesa já tinha passado a controlar de maneira inédita o Senado, além da quase totalidade das regiões do país e dos chamados departamentos administrativos e também a maioria das prefeituras das grandes cidades.

A votação deste domingo foi o segundo turno das eleições parlamentares. O comparecimento dos eleitores foi de apenas 55,9%, um dos mais baixos já registrados. (Estadão.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário