domingo, 3 de junho de 2012

Lula, autoritário e arrogante?

Para quem acabou de dizer que o ex-presidente Lula está ruim da cabeça, chamá-lo de arrogante é falar de corda em casa de enforcado. Sim, o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, em um dos comentários que fez durante o tiroteio que se seguiu à divulgação da “denúncia” do ministro do Supremo Gilmar Mendes contra Lula, foi justamente que Lula não andaria batendo bem da cabeça. Vocês não acham que essa declaração do tucano foi para lá de arrogante? Como é que ele pode agora vir acusar Lula justamente da mesma coisa? 

Vejam, as declarações de Lula foram feitas no seguinte contexto: o ex-presidente tem 70% de intenção de voto nas pesquisas para presidente em 2014. É uma questão matemática bastante simples que, se a eleição fosse hoje, e a presidenta Dilma não quisesse, por algum motivo, se candidatar, o ex-presidente poderia decidir ser candidato e, na condição que as pesquisas revelam atualmente, seria escolhido pelos brasileiros para governar o país por mais 4 anos.

É um modo de o presidente dizer que tem sim condições de impedir a volta ao passado tucano e que ele está à disposição do país, se for necessário. Ainda que nossa candidata seja a presidenta, como deixou claro o próprio Lula, assegurando desde já que será o seu cabo eleitoral número um.

Também não vejo nenhum traço de autoritarismo na fala do ex-presidente, durante uma entrevista em que ele estava muito à vontade, uma conversa descontraída com o apresentador Ratinho, de quem é amigo. Certamente o ex-presidente sabe que tem que respeitar as leis e que são os eleitores que decidem. 

Mas – aí está a questão –, os eleitores decidem de acordo com a cabeça deles, e não com o que pensam os tucanos e certa mídia que os apoia, de forma envergonhada ou abertamente. Talvez o que explique a fala do presidente do PSDB seja, ao fim e ao cabo, algo por aí. Pode ser um ato falho. Afinal, não foi essa mesma mídia, eternamente chapa-branca dos que moram na casa-grande – a imagem de Mino Carta é ótima – que apoiou, em mais de uma ocasião, regimes autoritários no Brasil? E não é justamente com os tucanos que ela está unida, de forma a ser quase impossível diferenciar um do outro? Assim, acho que o presidente do PSDB mirou o lado errado ao disparar seus petardos verbais. (Blog do Zé Dirceu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário