segunda-feira, 11 de junho de 2012

ESQUERDA TEM MAIORIA PARLAMENTAR NA FRANÇA, DIZEM PESQUISAS

O bloco de esquerda leva vantagem para constituir a maioria no Parlamento após os resultados do primeiro turno das eleições legislativas na França neste domingo. Segundo uma projeção do Instituto Opinionway, o Partido Socialista (PS) obteria, inclusive, a maioria absoluta no segundo turno — o que não ocorre desde 1981 —, sem necessitar do apoio de grupos aliados para aprovar projetos de lei na Assembleia.

Os socialistas conquistariam, de acordo com o instituto de pesquisa, entre 293 e 323 do total de 577 assentos (289 é o mínimo necessário para configurar a maioria), e os deputados projetados para a direita da União por um Movimento Popular (UMP) contabilizariam entre 218 e 248.

Os eleitores confirmaram ontem a tendência do pleito presidencial, vencido há pouco mais de um mês pelo socialista François Hollande. Segundo as últimas estimativas, a esquerda obteve 46,7% dos votos, sendo pouco mais de 34% para a coalização liderada pelo PS.

Apesar de derrotada, com desempenho inferior ao do pleito de 2007, a direita da UMP evitou o temido naufrágio eleitoral após o fracasso de Nicolas Sarkozy na tentativa de reeleição ao Palácio do Eliseu, com um apoio de 34% dos votos. No total, cerca de 46 milhões de franceses foram convocados às urnas entre 6.603 candidatos em 577 circunscrições para renovar a Câmara Baixa do Parlamento francês. (O GLOBO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário