segunda-feira, 11 de junho de 2012

Boi Pavulagem vai às ruas celebrar a quadra junina

Poderia até parecer estranho para quem visitasse a Praça da República nos domingos juninos de 1987. Cerca de vinte pessoas brincavam ao redor de uma alegoria de boi-bumbá, ao som daquela música regional pouco valorizada, naquela época. Era uma manifestação cultural que passava despercebida pelos olhos da cidade.

Vinte e cinco anos depois, o mesmo “Boi Pavulagem” segue em direção à Praça da República, agora conduzido por cerca de 20 mil pessoas a cada cortejo pelos próximos quatro domingos a partir deste (10), no já tradicional “Arrastão do Pavulagem”. O evento tem patrocínio da VIVO, através da Lei Semear de Incentivo à Cultura, e do Governo do Estado do Pará.

O número mil vezes maior de adeptos é difícil de ser ignorado, mas pode ser explicado pela valorização cada vez maior da cultura regional. “Nós fizemos parte de uma geração de artistas que tem alegria de ser paraense. E o Arraial do Pavulagem cumpre um papel muito interessante para que as pessoas percebam a importância de valorizar a nossa cultura”, conta o músico Ronaldo Silva, um dos fundadores do Arraial. (DOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário