quarta-feira, 30 de maio de 2012

Para Dilma, tarefa mais importante do governo é acabar com a extrema pobreza

A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje (30), no Palácio do Planalto, durante cerimônia de entrega do Prêmio ODM Brasil, que a tarefa mais importante do governo brasileiro e de outros países é acabar com a extrema pobreza. “Eu falo aqui de uma tarefa que tem de ser a tarefa mais importante dos nossos governos que é a tarefa de resgatar da pobreza, resgatar da extrema pobreza e da miséria milhões e milhões de cidadãos africanos, latino-americanos e caribenhos (…) Nós sabemos que essa é a tarefa mais importante de um governo, que é resgatar para a cidadania, para a condição de consumidor, trabalhador, produtor, cidadão a população dos nossos países”.

A presidenta defendeu um modelo de desenvolvimento que concilie preservação ambiental e produção agrícola e industrial. “Nós também mostramos que é possível preservar nossas florestas, nossa biodiversidade (…) É possível tudo isso e ao mesmo tempo crescer e é possível tudo isso e ao mesmo tempo desenvolver sua produção agrícola, sua produção industrial e seus serviços”.

Segundo Dilma, a entrega do prêmio reafirma a importância da inclusão social. Para a presidenta, se o Brasil caminha hoje para cumprir as metas dos Objetivos do Milênio, isso se deve em parte aos mais de cinco mil projetos inscritos desde de 2005 no Prêmio ODM Brasil. Em 2000, a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu oito Objetivos do Milênio a serem cumpridos por todos os países até 2015. Entre os objetivos estão acabar com a fome e a miséria e reduzir a mortalidade infantil.

No final do discurso, Dilma fez uma homenagem ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por seu comprometimento com as questões ligadas ao desenvolvimento. “As pessoas nos lugares certos e na hora certa, elas mudam os processos e transformam a realidade. E por isso eu queria, de fato, aqui, fazer uma homenagem especial ao presidente Lula. Tenho certeza que faço essa homenagem pelo desempenho do presidente Lula em se comprometer no Brasil com a questão do desenvolvimento e da oportunidade para os mais pobres deste país. E o seu comprometimento internacional com a luta pela erradicação da pobreza nas regiões pobres do nosso planeta. (Blog do Planalto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário