sexta-feira, 4 de maio de 2012

Miriti Fest reúne música e artesanato paraenses

A chuva forte que caiu na noite desta quinta-feira, 3, em Abaetetuba, região do Baixo Tocantins, não atrapalhou a abertura de um dos maiores festivais de artesanato do Pará: o MiritiFest. Dezenas de artesãos apresentam até este domingo, 6, peças confeccionadas a partir do miriti, matéria-prima extraída da palmeira de mesmo nome. O público prestigiou o trabalho dos artistas e ainda aproveitou as atrações culturais que também fazem parte da programação do festival.
As tradicionais peças de artesanato feitas com miriti são de vários tipos, cores e tamanhos, e agradam de crianças a adultos. Por sua consistência maleável, o miriti ganha a forma de brinquedos, esculturas de animais e imagens que retratam o cotidiano amazônida. Com outras composições se transforma em objetos, alguns sofisticados, de decoração. O casal Marcus da Costa e Dalila Silva, que moram em Abaetetuba, ficou impressionado com a variedade e a sofisticação de algumas peças colocadas a venda no festival. “É muito legal ver a nossa cultura ser desenvolvida desta forma. A gente observa não só as peças tradicionais, com os traços do nosso cotidiano, da nossa natureza, mas o jeito como esses artistas se especializam a cada ano. Estamos impressionados com os objetos de decoração, as luminárias. Dá vontade de comprar tudo e colocar em casa”, contou o casal, que percorreu os estandes do Miriti Fest.

Além dos moradores de Abaetetuba, o evento atrai visitantes de outros municípios, incluindo os da capital. A aposentada Luiza de Barros mora em Belém, mas resolveu visitar familiares que moram na cidade este fim de semana, aproveitando a realização do festival. “É uma arte tão linda. Precisamos prestigiar cada vez mais esses artistas. Além disso, é sempre bom atualizar o nosso repertório cultural”, disse Luiza.

Se para o público o festival é uma oportunidade para prestigiar uma tradição da cultura paraense, para os artesãos é uma excelente oportunidade para ganhar dinheiro. “Durante essas épocas de grande circulação de público eu chego a produzir até mil peças em miniatura por dia. A gente vende muito. O festival é muito importante para divulgar o nosso trabalho e tirar um lucro extra”, ressalta Nildo Silva, que há 13 anos confecciona peças em miriti.

O público do Miriti Fest também é atraído pelas apresentações culturais do evento. Na noite de abertura, o público conferiu diversos grupos locais, que apresentaram ritmos bem paraenses, como o carimbó e a guitarrada. Jovens de projetos sociais do município também subiram ao palco nesta quinta. Nas próximas três noites, a programação do festival terá diversas atrações. (DOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário