Os dados divulgados pelo IBGE ontem mostram uma queda na taxa de desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do país. A taxa foi de 6%, ante 6,2% registrados em março conforme os dados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME). O resultado é o melhor para abril desde 2002, quando o Instituto iniciou a série histórica.
O dado é tão mais importante porque aponta para uma inflexão no crescimento do desemprego que vinha se mantendo desde dezembro do ano passado (as taxas foram 4,7%, 5,5%, 5,7% e 6,2 em março). Na comparação com abril do ano passado, quando o nível de desocupação foi de 6,4%, também houve melhora do indicar.
O IBGE faz o levantamento em seis regiões metropolitanas (Recife, Salvador, BH, Rio, São Paulo e POA). Para quem olha a situação do emprego na Europa, e se pensarmos que vivemos em plena crise internacional, o Brasil está muito bem. As políticas de crescimento com inclusão social adotadas pelo ex-presidente Lula em seus dois governos, e que estão sendo mantidas e aprofundadas pela presidenta Dilma, têm permitido ao Brasil uma relativa tranquilidade em meio a uma situação que é muito difícil e vem comprometendo as economias dos principais países capitalistas em todo o mundo. (Blog do Zé Dirceu)
Nenhum comentário:
Postar um comentário