quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Theatro da Paz comemora aniversário com música

Há mais de cem anos, no dia 15 de fevereiro, nasciam dois ícones que iriam marcar a cultura e a música clássica paraense: o Theatro da Paz e o maestro Waldemar Henrique. Para celebrar a data, a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) promove uma programação especial que vai reunir as composições do maestro em um dos palcos mais importantes do país, o Theatro da Paz. A entrada é franca. 
Na noite desta quarta-feira, a partir das 20h, as cantoras líricas Carmen Monarcha, Patrícia Oliveira e a pianista Ana Maria Adade, juntamente com o Grupo Charme do Choro, interpretam canções clássicas e raras do maestro Waldemar Henrique.

Tanto o Theatro da Paz, quanto o maestro Waldemar Henrique são dois importantes nomes da cultura paraense. No dia 16 de fevereiro de 1878 o Theatro foi aberto ao público com o drama “As Duas Órfãs”, de Adolphe d’Ennery. Ao lado do Theatro Municipal de São Paulo, Rio de Janeiro e de Manaus, o Da Paz é considerado uma das casas mais importantes e imponentes do país. Alguns anos mais tarde, em 1905, nasce o maestro Waldemar Henrique. O compositor passou a infância em Portugal e passou a dedicar-se à música quando voltou ao Brasil. Estudou no Conservatório Carlos Gomes e é um dos grandes nomes da música erudita brasileira. Entre suas obras estão “Minha Terra”, “Tamba tajá” e “Uirapuru”. O maestro faleceu em 1995, vítima de câncer.

Além das composições de Waldemar Henrique, o público que participar da comemoração de aniversário do maestro e do Theatro da Paz ainda vai ouvir muitas marchinhas, sambas, valsas e outros ritmos. E para quem estiver presente na noite desta quarta-feira, o espetáculo reserva uma surpresa com motivos carnavalescos. (DOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário