domingo, 20 de novembro de 2011

Novembro é o mês com maior número de Círios no Pará: 17 procissões

Paragominas, Acará, Maracanã e Primavera celebram,hoje, o Círio de Nazaré, reunindo juntas 100 mil devotos da Virgem de Nazaré. O terceiro domingo de novembro comprova que o mês concentra o maior número de círios em todo o Estado: 17. Pagamento de promessas, homenagens, cantos marianos e orações compõem as celebrações. Em cada uma dessas localidades, a Festa de Nazaré é celebrada conforme a sua cultura. Em Paragominas, no sudeste paraense, por exemplo, uma cavalgada abriu a programação da quadra nazarena. Paragominas tem o maior trajeto: são mais de oito quilômetros, com saída da paróquia consagrada à padroeira, no Promissão III, até a Igreja Matriz. De acordo com o padre Deusamado Moura, há seis anos à frente da Festa de Nazaré, o Círio está ligado à história da implantação da emissora de televisão católica. 'O primeiro Círio aconteceu durante a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, na inauguração da Rede Vida na cidade. Então, Dom Vicente Zico, que era bispo de Belém na época, sugeriu que realizássemos o Círio todos os anos', lembrou. No sábado (19), a Trasladação levou a imagem até a igreja de Nossa Senhora de Nazaré, no Promissão III. Hoje, às 6h, uma missa abre a procissão do 19º Círio de Nazaré, que percorre as principais ruas e avenidas de Paragominas. 
Maracanã - Em Maracanã, no nordeste paraense, cerca de 7 mil pessoas homenageiam Nossa Senhora de Nazaré hoje, numa caminhada de quatro quilômetros, que deve durar cerca de três horas. A programação começou na última quinta-feira (17), com uma motoromaria e deve encerrar-se na segundafeira (28), com o Recírio, seguido de uma regata no rio Maracanã. Este ano, o círio de Maracanã completa 99 anos e tem como tema 'Maria ensinainos a perfeita caridade'. Na sua mensagem, o pároco de Maracanã, Padre Joaquim Bizerril, explica que esse tema tem como base fundamental a carta pastoral que o bispo de Castanhal, Dom Carlos Verzeletti, escreve todos os anos a todos os fiéis da diocese. Ontem, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré seguiu em romaria da igreja da Matriz de São Miguel Arcanjo, o padroeiro de Maracanã, até a paróquia de São Benedito. Após a Trasladação, uma vigília permanece até amanhã de hoje, quando retorna à Igreja Matriz - é o Círio de Nazaré, em Maracanã. 

Primavera - A programação do Círio começou no último dia 12, com a romaria nos bairros, seguida da romaria das crianças no último domingo. Este ano, o Círio de Nazaré, em Primavera, é o de nº 54 e o tema escolhido pela diretoria da festa foi 'Com Maria, somos discípulos da caridade'. Na noite deste sábado (19), a imagem da Rainha da Amazônia foi conduzida até a Capela de Santo Expedito, onde ficou até hoje de manhã para o Círio pelas ruas de Primavera, até chegar à Paróquia São João Batista (Igreja Matriz). O Círio de Nazaré em Primavera atrai centenas de moradores de cidades vizinhas, que durante a romaria agradecem a Virgem por graças alcançadas e renovam a sua fé. 

Acará - A comunidade católica de Acará, a 158 km de Belém, celebra o Círio de número 132. Pelo menos 15 mil pessoas participarão da procissão em louvor à padroeira. A berlinda com a imagem peregrina percorre as principais ruas da cidade, enfeitadas com faixas e cartazes, até chegar à Igreja Matriz. A romaria dura cerca de três horas. Por onde passa, a imagem recebe homenagens, orações e demonstrações de fé. O Círio de Nazaré, em Acará, conta ainda com a valorização da cultura regional, bandas e músicos regionais, grupo folclórico e apresentações teatrais animam o arraial na Praça da Matriz. O Círio Fluvial e a Corrida do Círio também compõem a quadra nazarena na cidade. (Portal ORM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário