quinta-feira, 17 de julho de 2014

China vai construir ferrovia que ligará Mato Grosso ao Pará

Os governos da China e do Brasil vão assinar hoje, em Brasília, um protocolo milionário na área de infraestrutura, que prevê investimentos na construção de uma ferrovia que vai ligar o Estado do Mato Grosso ao Pará, com saída pelo porto de Barcarena. A informação foi dada ontem pelo presidente chinês, Xi Jinping, aos parlamentares membros da Frente Parlamentar Brasil-China.

O governo federal considera o porto paraense um ponto estratégico de escoamento da produção de soja do Norte do País e estima, que com a instalação dessa ferrovia, possa reduzir o tráfego da BR-163, que atualmente escoa 70% da produção de grãos do Mato Grosso. Em resposta a reportagem, o Ministério das Relações Exteriores disse que as informações detalhadas desse acordo, como custo do empreendimento e cronograma das obras, só serão anunciadas após a assinatura do protocolo.

A construção da ferrovia já vinha sendo discutida há muito anos. A Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), chegou a elaborar um edital para o trecho entre Açailândia, no Maranhão, e Porto de Vila do Conde, no Pará. O projeto fazia parte do Programa de Investimentos em Logística do Governo Federal, de 2012. (Fonte: ORM News)

Nenhum comentário:

Postar um comentário