sábado, 19 de julho de 2014

Água de coco é rica em nutrientes e benefícios


Hidratar o corpo é fundamental principalmente nessa época do ano, quando os dias são bem mais quentes. A perda de água e sais minerais no calor é maior e a falta de líquidos no organismo pode levar à desidratação.
Além da água e dos sucos naturais, uma ótima opção para manter o corpor hidratado é a água de coco. Além de refrescante e deliciosa, ela é um isotônico natural, ou seja, rico em nutrientes e minerais (como o potássio), a água de coco ajuda o corpo a manter o equilíbrio natural e ainda tem ação diurética já que elimina o excesso de água do organismo sem alterar o nível de potássio - como fazem os medicamentos artificiais.

Como não contém conservantes nem outras substâncias artificiais (pelo menos na versão natural), tem a vantagem de não provocar alergia e poder ser ingerida por qualquer um – com raríssimas exceções. Em 100 ml, a bebida apresenta cerca de 250 mg de potássio (a porcentagem total das necessidades diárias) e 105 mg de sódio (metade do valor recomendado por dia), além de boas doses de cálcio, magnésio e vitamina C. Embora a água de coco possa diminuir as necessidades de líquido do organismo, ela não substitui a ingestão de água potável. 

Suas propriedades atuam no combate à pressão alta, problemas cardíacos, fraqueza muscular, dores de cabeça e mal-estar faz com que a bebida se torne ainda mais especial. Tudo isso sem falar que ela também combate o colesterol e possui apenas 22 calorias (por 100 ml).

Por ter a composição muito semelhante à do soro fisiológico, com quantidades de água e sódio parecidas, o líquido do coco é indicado para combater diversos problemas de saúde: Ajuda a evitar cãibras e fraqueza muscular; Equilibra o sistema circulatório, pois regula o nível de sódio e de água no corpo; Ela também é ideal para repor os líquidos e os sais perdidos através do suor durante a prática de atividades físicas; Combate prisão de ventre, dor de cabeça e mal estar; Ajuda a reduzir o nível de colesterol e a febre, hidrata e amacia a pele e ainda serve como calmante; É recomendada para pacientes com diarreia, desidratação e que sentem enjoos, como na gravidez e nos tratamentos de quimioterapia- nesses casos, a aceitação é maior do que a da água.

CAUTELA

Hipertensos e diabéticos devem consumir a bebida com moderação, pois em excesso fornece muito sódio e glicose. Pessoas com disfunções renais e retenção de líquidos também precisam consumir a água de forma moderada por causa do sal. Além disso, pessoas com hipercalemia (excesso de potássio), baixa produção de urina por termólise após transfusões de sangue ou pessoas que foram tratadas com soro antiofídico, no qual o potássio é muito alto, devem evitar a água de coco. (Fonte: DOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário