quarta-feira, 11 de junho de 2014

Nota da Executiva Estadual do PT Pará

1. Depredações ao patrimônio público, quebradeira de casas de vereadores e vereadoras, intimidação, coação, terrorismo e desinformação, é com esse clima de sobressalto e angústia que tem vivido a população, o prefeito João Luiz Melo (PT) e vereadores de Soure desde 7 de junho, quando baderneiros quebraram várias casas, na tentativa de forçar a prefeito a renunciar.

2. A motivação principal seria que Soure está cheia de buracos, com as ruas bem castigadas pelo forte inverno. O asfalto, aprovado pela Assembleia Legislativa do Pará e prometido pelo governador Jatene, não chegou até hoje a Soure.

3. Reunida ontem, a Câmara Municipal de Soure recebeu denuncia e hoje decidiu abrir CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito contra o prefeito, sob alegação de descumprimento administrativo de prestações de contas. Essas prestações de contas foram feitas ao TCM – Tribunal de Contas do Município, o que a CPI demonstrará facilmente. Cabendo aqui ressaltar que grande parte dos vereadores do município receberam ameaças violentas contra si e suas famílias, exigindo dos mesmos que aprovassem de qualquer forma a CPI contra o prefeito.

4. Há uma motivação política muito clara da oposição ao prefeito João Luiz Melo, em tirá-lo do cargo ao qual foi eleito com 62% dos votos do povo de Soure. E que antes de ser prefeito, foi vereador, eleito e agora reeleito prefeito com 62% dos votos. Um homem trabalhador e que o povo de Soure conhece a história de vida, a conduta e por isso o reelegeu.

5. Como faltam argumentos políticos à oposição, ela utiliza o argumento da força, da intimidação e da implantação do terror para que os interesses contrariados dos poderosos de Soure possam avançar sobre o mandato do prefeito João Luiz.

6. A essa oposição juntam-se setores da imprensa, desinformando a população ao dizer que o prefeito foi afastado do cargo. Sem dar o direito de ouvir o prefeito e sem comentar uma vez sequer que o asfalto prometido pelo governador e destinado a Soure, jamais chegou ao município.

7. Como o ato de vandalismo e intimidações chegou a quase barbárie, o prefeito procurou lideranças do PT e o governador, cobrando segurança pública ao povo de Soure e ao estado democrático de direito. E que a Polícia Militar assegure a proteção ao povo e não permaneça criminosamente omissa, enquanto o vandalismo aterroriza as famílias e tenta acuar a democracia.

8. Não temos receio da verdade. Que a CPI investigue tudo e de forma transparente, às claras. Que confirme com o TCM que nossas contas estão todas prestadas e repasse essa informação ao povo, assim como o faremos, assim que a paz for restabelecida. Não há temor quanto a isso. Mas sem quebra-quebra e sem violências contra as famílias, sem atentados contra a paz.

9. Que se respeite a voz das urnas e o amplo direito de defesa ao prefeito e a qualquer pessoa. É o que defendemos sempre, pois da democracia, do diálogo e da justiça social não abrimos mão!

10. Por fim, nos solidarizamos ao prefeito João Luiz, repudiamos quaisquer agressões e violências e chamamos a atenção da sociedade paraense para a responsabilidade que o do governo do Pará tem com a manutenção da segurança da população de Soure e com respeito ao estado democrático de direito! (PT-Pará)


Nenhum comentário:

Postar um comentário