segunda-feira, 12 de maio de 2014

CHEIA EM SANTARÉM: Prejuízos de R$ 308,7 milhões

Os prejuízos da cheia dos rios Tapajós e Amazonas em Santarém foram calculados em um estudo econômico encomendado por entidades empresariais: Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindicato dos Lojistas de Santarém (Sindilojas). Os dados foram levantados pelo Centro Avançado de Estudos Amazônicos (Ceama).

É a primeira pesquisa realizada sobre os prejuízos financeiros que as inundações causam na economia. O objetivo é que sirva de base de informações para ações de políticas publicas na área da estrutura de prevenção ao avanço das águas do Tapajós na frente da cidade.Segundo o estudo, o prejuízo pode chegar a aproximadamente R$ 308,7 milhões apenas no ano de 2014.

Esses danos incluem: perdas de postos de trabalho, perdas de estoques de mercadorias das empresas, redução drásticas no nível de vendas, elevação do índice de inadimplência, interrupção das atividades econômicas nas áreas inundadas, contaminação por doenças de veiculação hídrica (leptospirose, cólera, diarreias e outras) e a contaminação da água pela inundação de depósitos de material tóxico na agricultura, estações de tratamentos de água, entre outros. (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário