quarta-feira, 30 de abril de 2014

Indígenas recebem incentivo para não abandonar aulas

Foto: Divulgação/UFPA

Estudo realizado pelo Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (Ciac) da Universidade Federal do Pará (UFPA) mostra que nos últimos dez anos, mais de 450 indígenas ingressaram em cursos da instituição, em todos os campi. No entanto, cerca de 100 abandonaram as aulas. Os principais motivos são dificuldade de adaptação fora das aldeias, falta de recursos financeiros para manter-se em outra localidade, dificuldades pedagógicas, até a não identificação com o próprio curso.
Para diminuir o número de indígenas que deixam a UFPA, em 2012, os próprios estudantes indígenas mobilizaram-se e criaram a APYEUFPA, com o objetivo da implementação de melhorias para os estudantes.  Edimar diz que a maior preocupação está em auxiliar os indígenas que estão na fase final de seus cursos, com a elaboração do TCC.
Algumas medidas estão sendo levantadas pela associação, que propôs a criação de um grupo formado por pedagogos, antropólogos, professores indígenas e não indígenas para orientar os alunos que precisarem e desejam desenvolver os trabalhos voltados para as suas comunidades de origem.(Fonte: ORM News)

Nenhum comentário:

Postar um comentário