segunda-feira, 10 de março de 2014

Mais 110 médicos cubanos chegaram ao Pará

Blog do Jeso - medicina
O Pará recebeu, neste fim de semana, mais 110 médicos cubanos que vão trabalhar em 37 municípios paraenses, sendo que 51 deles desembarcaram na noite de sábado, 8, e outros 59 na noite de domingo, 9.

A vinda dos profissionais cubanos é resultado de um acordo de cooperação entre o Ministério da Saúde, a Organização Panamericana de Saúde (Opas) e o governo de Cuba, parceiros no Programa Mais Médicos para o Brasil. Os médicos desembarcaram no aeroporto da Base Aérea de Belém.

Até a chegada desse novo grupo, o Pará contava com 403 médicos do Programa Mais Médicos, sendo 378 intercambistas (377 cubanos e um brasileiro formado no exterior) e 25 brasileiros. Desse total, 17 profissionais cubanos atuam em Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) e os demais 384, em 119 municípios do estado, o que corresponde a 83% do Pará.

Da Base Aérea, os médicos seguiram em um ônibus militar para o Hotel Gold Mar, onde permanecerão até a quinta-feira, 13, participando de uma programação de acolhimento, que começará nesta segunda-feira, 10. Será uma série de apresentações para que conheçam a situação epidemiológica do Estado, o funcionamento do Sistema de Saúde e o papel dos colegiados do Sistema Único de Saúde (SUS) no controle social. (Fonte: Agência Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário