quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

As 10 maiores obras do PAC

É bastante interessante observar a lista das 10 maiores obras do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal. As obras do Programa estrão concentradas no setor petroquímico (refinarias), energético (hidrelétricas e termelétricas) e de transportes (ferrovias).

10) Campo Lula do Pré-Sal, produção de óleo e gás, 100mil barris / dia  – Rio de Janeiro
09) Ferrovia Norte-Sul, Trecho Sul – de Palmas, TO a Bárbara d’Oeste, SP
08) Refinaria Presidente Getúlio Vargas, ampliação e conversão, 189mil barris / dia – Araucária, PR
07) Hidrelétrica de Jirau, 1,975MW – Rio Madeira, RO
06) Termelétrica Nuclear Angra 3 – 1,124MW – Angra dos Reis / RJ
05) Hidrelétrica de Santo Antônio, 2.218MV – Rio Madeira, RO
04) Hidrelétrica de Belo Monte, 4.571MW – Rio Xingu, PA
03) Complexo Petroquímico do RJ, 165mil barris / dia – Bacia de Campos, RJ
02) Refinaria Abreu e Lima, no Porto de Suape, 230mil barris / dia – Ipojuca, PE
01) Refinaria Premium, 600mil barris / dia, Bacabeira – MA

Observamos que as três maiores obras do PAC estão voltadas para a indústria petrolífera, com a construção de refinarias. Estes investimentos são estratégicos e corrigem uma ausência histórica. Os problemas que a Petrobras enfrenta hoje são exatamente em função da falta das refinarias. A empresa vende a matéria-prima para outros países industrializarem, agregarem valor ao petróleo e produzirem mais riquezas. Portanto, é fundamental para o Brasil investir em refinarias, como está fazendo o PAC.

Também o setor energético é crucial para o nosso desenvolvimento. Neste momento, com a escassez das chuvas, o Governo recorre às termelétricas, que são suficientes para garantir o abastecimento energético ao país, mas produzem uma energia mais cara. Com isso, também são indispensáveis para o Brasil as obras de hidrelétricas. Principalmente, considerando que um dos nossos maiores desafios hoje diz respeito à competitividade dos produtos, o que requer uma energia mais barata e abundante.

Outro setor que está sendo atendido prioritariamente pelo PAC é o dos transportes. O transporte ferroviário também atua no sentido de baratear os custos de produção e aumenta a capacidade logística do país. As ferrovias transnordestina, leste-oeste e norte-sul já estão em obras. Além disso, o Governo lançou recentemente pacotes de investimentos públicos e privados para o setor dos transportes, focando em ferrovias, rodovias, portos e aeroportos. Todas estas ações vão garantir um maior crescimento do PIB nos próximos anos, o que permitirá o crescimento da renda do brasileiro, alta oferta de emprego e ascensão social em nosso país. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário