O motorista que utiliza celular enquanto dirige tem quatro vezes mais chances de causar um acidente do que um condutor embriagado. A estimativa é do Departamento Estadual de Trânsito do Pará, com base em vários estudos publicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Medical New England Journal of Medicine.
Pesquisa do Detran-PA aponta que 70% dos condutores dirige com o celular ao alcance. Destes, 41% fazem de uma a cinco chamadas enquanto dirigem. Outros 30,5% fazem de 16 a 20 ligações no trânsito. A perda de controle, manobras irregulares ou falta de atenção estão são as três principais causas de acidentes. Em pelo menos 80% destes casos, o uso de celular pode ter colaborado para o acidente. No ano passado, a Companhia de Transportes do Município de Belém aplicou 14.282 multas por uso de celular no trânsito.
Em 2010, o Detran-PA registrou 6.493 acidentes causados por manobras irregulares, 1.897 pela perda de controle e 2.891 pela falta de atenção. Juntas, estas causas somam 11.281 acidentes. Em pelo menos 9 mil dessas ocorrências o uso de celular pode ter sido a causa. Isso seria mais que todas as ocorrências de desrespeito à preferencial (1.198), dirigir na contramão (622), excesso de velocidade (699), embriaguez alcoólica (688), desviar de veículo (540), desviar ou chocar-se com animal na pista (539) registradas no mesmo ano, que somam 4.286 acidentes. Com esses números, acidentes envolvendo o uso de celular são 13 vezes mais frequentes que acidentes envolvendo a embriaguez.
Com um celular em mãos, o condutor perde a acuidade visual (impedindo de ver a situação do trânsito), auditiva (dificultando ouvir buzinas e apitos) e tem o tempo de reação reduzido drasticamente (que deve ser de três quartos de segundo). Esse tempo é o necessário para pensar e agir diante de determinadas situações, como fazer um retorno, perceber um aviso ou desviar de um veículo ou animal. (Portal ORM)

Nenhum comentário:
Postar um comentário