terça-feira, 5 de junho de 2012

Soberania: Fundações debatem desenvolvimento nacional e estratégias de defesa

As Fundações Perseu Abramo (PT), Maurício Grabois (PCdoB), João Mangabeira (PSB) e Leonel Brizola - Alberto Pasqualini (PDT), realizaram nesta segunda-feira (4), em Brasília, o Seminário “Política de Defesa e Projeto Nacional de Desenvolvimento”. O seminário teve o objetivo de aprofundar as discussões sobre as distintas políticas para áreas de defesa como a nuclear, a cibernética e a aeroespacial, já que o tema é considerado estratégico para o desenvolvimento do país.

Para o presidente da Fundação Perseu Abramo, Nilmário Miranda, o debate sobre o projeto estratégico de desenvolvimento nacional tem implicações para além da defesa. “Tem implicações para o desenvolvimento industrial, científico, educação e tem implicações enormes na integração continental. A gente não vê como ter uma soberania sem estar preparado para defender o País, que tem essa vocação pacífica, que é projeto de nação que envolve a paz, mas para garantir a paz é preciso ter defesa. O governo já faz este debate. A novidade são os partidos de esquerda, que tem base social, fazerem este debate, que tem capacidade de dialogar com a sociedade, com os trabalhadores, as universidades. Acho que esse é um primeiro passo para incorporar a esse grande projeto de desenvolvimento nacional com a estratégia de defesa”.

O secretário geral nacional do PT, Elói Pietá, representou o Partido na mesa “Política brasileira de defesa e as tendências do cenário internacional”. Segundo ele, o objetivo do evento é que os partidos de esquerda e de centro-esquerda debatam o tema que é importante para o Brasil, que hoje já é considerado como potência regional na América Latina e uma potência econômica mundial, mas que precisa de um sistema de defesa forte e de alta tecnologia. “Precisamos de uma presença espacial, não só pelos satélites, mas que puxe para todos os aspectos da tecnologia nesta área. Temos que ser também uma potência na tecnologia da comunicação, e por isso a discussão sobre o sistema de defesa e a estratégia de defesa das nossas riquezas nacionais, do pré-sal, da Amazônia, a defesa da nação como um todo num mundo onde você nunca tem todas as perspectivas do que vai ocorrer é essencial. O PT, o PCdoB, o PSB e o PDT, juntos, estão discutindo essas questões e seus parlamentares também, juntamente com o Ministério da Defesa, as Forças Armadas e o Ministério da Ciência e Tecnologia. É preciso que toda a academia, as universidades participem e que também participem as organizações da sociedade”.

A secretária de Relações Internacionais do PT e diretora da Fundação Perseu Abramo, Iole Ilíada, considera o tema da defesa como fundamental e estratégico para o País. “Devido ao papel contraverso que as Forças Armadas tiveram no passado, existe uma imagem errada sobre a questão de que o Brasil é um país pacífico e que por isso não precisamos de forças armadas e é justamente o contrário, pois para garantir a soberania, para garantir que o Brasil não seja alvo da cobiça internacional, para que tenhamos efetivamente uma política externa soberana e altiva nós precisamos ter uma capacidade de defender o nosso território. Não há projeto de desenvolvimento nacional sem defesa da soberania e não há defesa da soberania sem forças armadas fortes e bem equipadas”. Iole, porém, reafirmou que o projeto de desenvolvimento de defesa nacional defendido pelo PT e pelas esquerdas é democrático e popular e que as forças armadas também devem seguir esse modelo.

O ex-deputado federal e atual assessor do Ministério da Defesa, José Genoíno, participou do evento e ressaltou o ineditismo do debate. “Este é um fato inédito: as fundações de quatro partidos da base de apoio do governo realizarem um seminário para discutir a estratégia nacional de defesa e trazer o tema da defesa para o debate com a sociedade civil e os partidos. Nós temos que elaborar essa agenda na elaboração e na reflexão que irá resultar em um livro para a discussão dentro dos partidos. Foi a partir do governo Lula que a defesa ocupou um lugar estratégico na agenda do País e a companheira presidenta Dilma está dando continuidade a um assunto tão importante”. Genoíno também reforçou a idéia da discussão da soberania e desenvolvimento e a defesa como elemento fundamental disso e também as relações democráticas com as forças armadas.

O ministro da Defesa, Celso Amorim, também participou do debate promovido pelas Fundações. Em entrevista à imprensa, Celso Amorim, destacou o crescimento de uma maior conscientização e do interesse a respeito do tema da defesa entre os partidos brasileiros. “Com a nova posição que o Brasil assumiu no mundo e com a maior coesão interna da sociedade brasileira, com as políticas de desenvolvimento e de igualdade dos últimos anos, eu acho que há uma consciência crescente de que o Brasil tem que zelar pelos seus recursos e esses cuidados devem ser feitos por ele próprio e o País tem que se preparar para isso”. (Portal do PT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário