sexta-feira, 22 de junho de 2012

Santarém completa 351 anos com muita festa

A história da fundação de Santarém ainda é bastante contestada por historiadores até hoje. De acordo com os documentos oficiais, quando os fundadores aportaram no município registraram apenas o mês da fundação da cidade, deixando o dia fora dos manuscritos. Segundo o historiador Wilde Dias da Fonseca, falecido em 28 de outubro de 2010, a data oficial só foi descoberta após pesquisas posteriores, encabeçadas pelo maestro Wilson Fonseca, que precisou viajar até a sede dos jesuítas, em Roma, para buscar o original das crônicas do padre João Felipe Bettendorf e confirmar a data de fundação: 22 de junho de 1661.

Controvérsias à parte, o dia 22 de junho entrou para o calendário oficial da cidade e hoje será motivo para celebrar os 351 anos da 'Pérola do Tapajós'. Com a cidade em festa, uma vasta programação acontece desde o dia 15 de junho. Artistas nacionais e regionais, como 'As Amazonas do Tapajós', se apresentam em grandes shows, além do grupo 'Movimento Roda de Carimbó', que atrai centenas de pessoas à orla da cidade. Com atrações para todos os gostos, Santarém teve ontem a abertura do III Viradão de Lazer, que se encerra às 18h de hoje.

O viradão terá atividades esportivas e de recreação. Na orla, a festa fica sob o comando da baiana Daniela Mercury. Amanhã a atração será a 'Noite dos Migrantes e Imigrantes' e na segunda-feira, 25, ocorre um dos momentos mais aguardados pela população, o Casamento Comunitário, às 19h, no Espaço Pérola do Tapajós. A programação se encerra no dia 2 de julho. (Portal ORM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário