segunda-feira, 4 de junho de 2012

Rei Juan Carlos I, da Espanha, já está em Brasília

O rei Juan Carlos I, da Espanha, chegou no início da noite deste domingo a Brasília (3), de acordo com a Embaixada da Espanha. Ele saiu do aeroporto direto para o hotel onde passará a noite. O rei Juan Carlos só tem agenda oficial na segunda-feira (4), quando se encontrará com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto. Esta é a primeira viagem do rei depois de passar por cirurgia. Em abril, Juan Carlos, de 74 anos, sofreu uma fratura no quadril durante uma caçada na África.

Segundo a assessoria do Ministério das Relações Exteriores, serão examinadas oportunidades de intensificar o relacionamento econômico entre os dois países. A Espanha é o segundo maior investidor estrangeiro no Brasil. Em 2011, o comércio bilateral cresceu 20% em relação ao ano anterior e alcançou US$ 7,97 bilhões (R$ 16,26 bilhões), de acordo com o governo.

Também virão a Brasília empresários espanhóis que assinarão acordos comerciais com executivos brasileiros. Após a reunião no Palácio do Planalto, o rei participará de um almoço no Palácio do Itamaraty.

O rei ainda pretende discutir os preparativos para a 22ª Cúpula Ibero-Americana, a ser realizada em novembro na cidade espanhola de Cádiz, segundo informou a embaixada da Espanha no Brasil.

Uma comissão de grandes empresários espanhóis acompanhará Juan Carlos, como os presidentes das empresas Iberia, Telefonica, Repsol, Acciona, Santander e Imbra. O grupo vai se reunir pela manhã com empresários brasileiros na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, e há previsão de assinatura de ao menos dois acordos comerciais, segundo a assessoria da CNI.

Embora não esteja previsto na pauta oficial da visita, um possível assunto a ser tratado por Juan Carlos e Dilma serão as regras para entrada de turistas em ambos os países.

Está marcada também para esta segunda-feira uma reunião, em Madrid, entre representantes do Ministério das Relações Exteriores da Espanha e a diretora do Departamento Consular de Brasileiros no Exterior, Luiza Lopes da Silva. Os governos brasileiro e espanhol vão discutir detalhes de como flexibilizar a entrada de turistas em um país e em outro, informou a assessoria do Itamaraty.

Desde 2 de abril, o Brasil começou a adotar regras mais duras para turistas espanhóis que querem entrar no país, colocando em prática o princípio da reciprocidade. Além do passaporte, os espanhóis têm agora de apresentar passagem de ida e volta; reserva do hotel; carta-convite em caso de hospedagem em residência e comprovação de que o turista tem recursos para se manter no país. Caso a viagem seja a trabalho, terão que ser apresentados comprovantes das atividades profissionais.

Segundo o Itamaraty, somente no ano passado, 1.419 brasileiros foram barrados, número que representa 0,39% do total de 360.006 brasileiros que viajaram à Espanha. Até abril deste ano, foram 299 rejeições. (G1- Globo.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário