segunda-feira, 11 de junho de 2012

PIB Verde: excelente iniciativa perto da Rio + 20

Na semana em que acontecem os primeiros eventos da Rio + 20 – a Conferência Mundial do Meio Ambiente, promovida pela ONU –, programados para esta quarta (13), o governo da presidenta Dilma Rousseff divulga a excelente notícia de que está trabalhando na criação de indicadores de sustentabilidade, inéditos no Brasil.

Um desses indicadores será algo similar ao que está entre os mais utilizados no mundo, que é o Produto Interno Bruto (PIB), que mede tudo o que foi produzido em termos de bens e serviços em determinado país. Só que no caso do PIB Verde, a ideia é contemplar a questão ambiental. Com este novo indicador será possível saber, no futuro, quanto do capital ambiental do país foi usado para produzir riquezas.

Durante a Conferência Rio+20, o governo vai publicar portaria interministerial do Planejamento e Meio Ambiente criando um grupo para calcular a chamada conta da água. Para a montagem desse primeiro indicador haverá um grupo técnico com a participação do IBGE e da Agência Nacional de Águas (ANA). Em seguida, o governo criará as contas para florestas e energia.

O novo sistema já existe internacionalmente: chama-se SEEA (sigla em inglês para Sistema de Contas Econômicas e Ambientais), foi criado a partir de um trabalho conjunto do Banco Mundial (Bird) e do departamento de estatísticas da ONU e tornou-se norma internacional em fevereiro. Há outros países que já estão aderindo à metodologia voluntariamente, sem esperar o longo processo de negociação coletiva dos 193 países-membros da ONU.

Ao adotar esses novos parâmetros, o Brasil cria um instrumento de medição voltado para aferir a eficácia das políticas públicas favoráveis ao meio ambiente. A chamada ‘métrica da sustentabilidade’ já é utilizada em cinco países: Costa Rica, Colômbia, Filipinas, Botswana e Madagascar. Para isso, eles contam com a ajuda de países desenvolvidos como Reino Unido, França, Dinamarca e Austrália. (Blog do Zé Dirceu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário