terça-feira, 29 de maio de 2012

Demóstenes temia 'flagra' de sua relação com Delta

Escutas telefônicas da Polícia Federal mostram a preocupação do senador Demóstenes Torres (ex-DEM, sem partido) em esconder sua relação com a Delta Construções. Segundo a PF, o parlamentar era uma espécie de “sócio oculto” da empresa. Em 8 de maio de 2011, o senador liga para Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, e menciona uma possível doação legal que teria recebido da empreiteira nas eleições de 2010 e demonstra estranhamento e preocupação.

“Eu acho que eles fizeram uma doação oficial para mim”, diz, referindo-se à construtora Delta, de acordo com relatório da PF. O contraventor tranquiliza o senador: “Fez não. Você tá doido?!” Demóstenes então completa: “É. Fez não, né? O João Gualberto que me ligou aqui. Se não fez é melhor ainda. Vou dar uma checada nisso.” Cachoeira volta a negar a doação. “Fez não, moço.” Minutos depois, Cachoeira liga para o senador. “Foi uma outra empresa.” Demóstenes comemora. “Ok. Beleza. Maravilha.”

A apreensão é tanta que o contraventor liga novamente após dois minutos. “É uma usina de álcool. Uma usina não sei o quê”, diz. Aliviado, o senador responde que agora é hora de trabalhar para segurar qualquer investigação no Congresso. “A semana vai ser quente, mas depois esfria.”

A conversa ocorreu durante uma crise envolvendo a empreiteira após reportagem da revista Veja, que abordava contratos de consultoria da Delta Construções com o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT). Os parlamentares da oposição cobravam a presença de Fernando Cavendish, então presidente da Delta, no Congresso. As escutas da PF mostram que Demóstenes cumpriu a promessa e atrapalhou o andamento das apurações e preservou a Delta, a pedido do contraventor. (DOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário