sexta-feira, 9 de março de 2012

Segurança é reforçada para Festival da Pororoca em São Domingos do Capim

O Festival da Pororoca, realizado no município de São Domingos do Capim, no nordeste do Pará, conta com reforço na estrutura de segurança pública. As Polícias Militar e Civil, o Corpo de Bombeiros e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) ampliaram seus efetivos desde quinta-feira (8), para garantir a segurança no município, que deve receber pelo menos 20 mil pessoas durante o evento. A operação terminará na segunda-feira (12), um dia após o fim do Festival da Pororoca. 

A Polícia Militar trabalha com um efetivo de 80 homens, divididos entre o policiamento ostensivo na cidade e a programação, que ocorre também em algumas localidades próximas ao centro. Foram destacados para trabalhar em São Domingos do Capim os grupamentos Tático e Fluvial da PM e a Companhia de Policiamento Turístico (Cpitur), que conta com uma viatura especial.

A Polícia Civil trabalha na Delegacia do município e com uma unidade itinerante de atendimento, que pode receber denúncias da população e registrar Boletins de Ocorrência. A unidade itinerante está interligada ao sistema de comunicação da polícia, junto com as viaturas da PM que estão nas rondas. Pela manhã, a unidade fica nos locais de maior fluxo de visitantes, e à noite na orla, durante a programação cultural.

O Corpo de Bombeiros trabalha com 18 homens. O reforço foi destacado da capital e da regional de Castanhal, também no nordeste paraense. Eles atuam na programação fluvial, que inclui o campeonato de canoagem e o surf na pororoca, e na programação cultural realizada na orla. A corporação conta com uma embarcação, uma unidade de resgate equipada com extintores de incêndio e equipamentos de resgate fluvial.

As equipes do Detran trabalham nas barreiras montadas na orla e nos ramais que dão acesso às localidades onde acontecem atividades do festival. (DOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário