Os professores da rede estadual de ensino vão receber o novo piso salarial de R$ 1.451 no final do mês de março. A informação foi divulgada no final da manhã desta terça-feira (6) pelo secretário especial de Estado de Promoção Social, Nilson Pinto. O encontro entre o Governo e representantes do Sintepp (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará) foi realizado no no CIG (Centro Integrado de Governo). Ainda durante a reunião ficou acertado que o retroativo - referente aos meses de janeiro e fevereiro - do novo piso será pago em três vezes no meses de setembro, outubro e novembro deste ano. Com o novo piso salarial, um professor da rede estadual deverá receber em média cerca de R$ 3.333 para uma jornada de 40 horas semanais.
'Nós consideramos que a reunião foi muito positiva pois tivemos um avanço nas negociações do piso e discutimos também a questão do vale-alimentação, que ficou acertado para negociarmos em abril. Enfim, foi um grande avanço em relação ao ano passado porque só discutimos essas questões em abril', explicou Matheus Ferreira, do Sintepp.
Ainda segundo Matheus, os professores realizarão uma assembléia geral para repassar as propostas do governo. A reunião ainda não tem uma data definida. Durante a reunião, Matheus explicou que os professores de todo país farão uma greve nacional nos dias 14,15 e 16 de março. 'Vamos continuar lutando pelo piso salarial. Queremos que a União repasse os 10% do Produto Interno Bruto, hoje ele só repasse cerca de 5,8 % na educação', finaliza.
De acordo com o secretário especial de Estado de Promoção Social, Nilson Pinto, o novo piso salarial dos professores deve ter um impacto de 130 milhões no orçamento do Estado ao longo do ano. Isso representa um aumento de 22,22% no salários da categoria. O novo piso salarial deve beneficiar cerca de 7 mil professores da rede estadual. (Portal ORM)
Nenhum comentário:
Postar um comentário